terça-feira, 15 de setembro de 2009

Seleção Brasileira: As pazes com o povo

Quanto tempo se diz por aí que a Seleção Brasileira não empolga? Joga por dinheiro. Que não tem identidade? Que os jogadores só se empenham quando atuam por seus clubes? Falando em clubes, o amor por eles sempre foi maior do que o pela seleção, mas após a última Copa do Mundo milhares de brasileiros desencantaram de vez com a amarelinha e partiram para indiferença, alguns até começaram a torcer contra. A maneira como foi encarada a Copa de 2006 causou raiva nos brasileiros, jogadores desinteressados, descompromissados, querendo bater seus recordes pessoais as custa de um país.

Porém, a contratação de um novo técnico com a missão de botar ordem na casa transformou esse panorama. A impressão do público mudou. Logo no começo do trabalho, a comissão técnica arrumou briga desnecessária com dois craques do time, se por um lado houve excesso do treinador, a opinião pública convenceu-se que com Dunga os atletas não "criariam caso" nem ficariam de estrelismo. Em meio a tudo isso vieram os resultados, negativos e positivos. A Canarinho oscilou durante as Eliminatórias, empatando em casa com adversários inexpressivos e derrotando fora rivais tradicionais como Uruguai e Argentina. O maior mico da atual seleção foi perder para a fraca Venezuela em amistoso realizado nos EUA.

Após as campanhas vencedoras na Copa América (2007) e Copa das Confederações (2009) o torcedor voltou a acompanhar e se interessar pelas atuações da equipe. Todo aquele rancor e ódio foram sumindo e o prazer parece estar voltando. A classificação mais que antecipada para a Copa de 2010 também influenciou bastante nesse processo. Ás vésperas da grande competição, o grupo está praticamente definido, o brasileiro já sabe escalar o time, embora alguns nomes sejam questionados, é inegável a força coletiva e individual desse elenco. Com o Brasil amando a seleção, quem sabe os jogadores tentam provar que também amam o Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário