quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Popó é acusado de ser mandante de crime.

Acelino de Freitas, conhecido como Popó, está sendo investigado pela polícia da Bahia. Acusado de ter mandado matar o namorado de uma sobrinha. O ex-campeão mundial nega todas as acusações através de sua assessoria.
A imprensa e a opinião pública devem ter cuidado com julgamentos precipitados. Cabe a justiça inocentar ou condenar o ex - lutador baiano. Não são poucos os exemplos na história desse país (e do Mundo) de inocentes massacrados pela mídia que, após "limparem" seus nomes continuaram com a reputação arranhada.
Quem não se lembra da Escola Base? O dono da instituição fora acusado de pedofilia, a matéria foi ao ar no principal veículo de comunicação do país. A escola perdeu alunos e credibilidade. Mesmo depois de provada inocência, a família viu-se obrigada a trocar de negócio.
Por outro lado, fama e dinheiro livraram a cara de figurões da política e celebridades. O Juiz Nicolau dos Santos Neto, acusado e condenado por inúmeras falcatruas, "pagou" por seus crimes em regime domiciliar, com direito a tudo do bom e do melhor, no conforto da sua belíssima residência. Enquanto o Senador José Sarney está sendo inocentado por "atos" em que foram mais que comprovados sua culpa.
O caso mais emblemático aconteceu longe do Brasil. Michael Jackson, cantor e dançarino famoso, ficou taxado como pedófilo. O pop star sempre negou, porém, fez acordo milionário para que retirassem as queixas. Foi o que a opinião pública precisava para o condenar levianamente. Dias após sua morte, o primeiro acusador admitiu ter mentido á mando de seu pai. Na cabeça de muitos a certeza que ele foi extorquido nos outros casos. Para outros ele continua pedófilo. A vontade de execrá-lo sempre existiu. A mídia "só" facilitou o processo.
Seria incorreto levar em conta para absolvição, os serviços prestados por um dos mais importantes atletas brasileiros. Vitórias no campo esportivo não podem servir de álibi ou defesa para acusações de outros setores. A justiça e seus membros precisam de autonomia para investigar. E os Meios de Comunicação devem apurar e noticiar as informações de maneira isenta e transparente, sejam elas contra ou a favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário