terça-feira, 30 de junho de 2009

Jogos Atrasados

Fiquei devendo dois jogos do Brasil. Contra Itália e depois a seminal entre Brasil x África do Sul. Na verdade são três os jogos, mas a final merece comentário separado.

Brasil 3 x 0 Itália

No duelo contra a Azurra, a Seleção do técnico Dunga jogou com vontade, empenho, que aliás sempre sobram quando o adversário é da "elite". A seriedade do time diante da Itália, seria bem-vinda contra equipes de menor qualidade e prestigio. Novamente o contra-ataque foi a principal arma da Seleção.

*Uma Itália sem Del Piero, sem Totti e sem graça. Falta muita criatividade na equipe de Marcelo Lippi, principalmente pela carência de talento no setor. Engana-se quem pensa que a Itália ganhou a Copa com futebol feio cercada por brucutus, A Tetracampeã contava com Del Piero e Totti, craques de bola que desequilibraram ao lado de Cannavaro, Pirlo e Buffon, esses três, remanescentes na equipe principal. A Itália pode render mais do que rendeu nessa Copa das Confederações, os erros perante o Brasil dificilmente se repetirão em um hipotético confronto futuro. Bem ou mal, será CANDIDATA ao título na próxima Copa do Mundo - como SEMPRE é, ao lado de Brasil e Alemanha.


Brasil 1 x 0 África do Sul

Joel que treinou o Dunga jogador - quando ambos estavam no Vasco da Gama - armou uma forte retranca, mesmo assim, conseguiu ameaçar a meta defendida por Júlio César.

A equipe mais "chata" que enfrentamos na competição. Faltou entender o jogo para facilita-lo. Rodar a bola, abrir o jogo, acelerar a movimentação do ataque, sair jogando rápido quando retomar a bola, coisas simples que servem para ser usadas em todas as partidas, porém, essas atitudes geralmente são tomadas quando o adversário do outro lado é mais forte, quando na teoria o trabalho é mais duro. O lado positivo foi a tranquilidade da equipe, que tentava com paciência penetrar na muralha armada pelos defensores da África do Sul. Essa paciência não pode ser confundida com soberba, o Brasil não arriscou - sofreu pressão em algum momentos é verdade - jogou com cautela e não salto alto. O gol veio somente as 43 minutos do segundo tempo, com Daniel Alves em belíssima cobrança de falta. Daniel Alves acabara de substituir o mediano André Santos. A Seleção vai se acertando e a lateral esquerda continua sendo problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário